O que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Você está lendo este post de um computador, tablet ou smartphone? Esta não foi uma pergunta aleatória. Ela foi feita porque a forma como acessamos a internet está cada vez mais diversificada.

Olhe ao seu redor, no metrô, no ponto de ônibus, na praça de alimentação do shopping, na praia. Quantas pessoas você vê com um smartphone na mão? Várias, não é? É um comportamento tão comum que não pensar em como ele pode influenciar o seu negócio é ficar para trás.

Em 2014, o smartphone ultrapassou o computador e se tornou o aparelho número 1 em acessos à internet no Brasil, com 80%. Em 2016, 17% das vendas online foram feitas através dele. E a tendência é aumentar ao longo dos próximos anos.

Portanto, podemos chegar a uma conclusão: criar sites responsivos* tornou-se regra para alavancar o seu negócio no universo online. Em um levantamento feito pela MasterCard, 49% dos consumidores pesquisam preços no celular quando estão em uma loja. Surpreendente? Não tanto. Com a facilidade de acesso a preços de pacotes de internet cada vez mais baixos, temos pouquíssimo trabalho para pesquisar.

*Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho de suas páginas ao tamanho das telas em que estão sendo exibidos, como telas de smartphones e tablets, sem que para isso seja necessário alterar o conteúdo ou padrão de layout.

E, o que considero surpreendente, é que 30% dos compradores desistem de efetuar a compra caso o site não seja compatível com o aparelho. Não pode desprezar esta porcentagem considerável de desistência, certo?

Há 4 anos, o Google lançou uma campanha chamada #MobileMadness, onde a compatibilidade de um site com dispositivos móveis tornou-se um fator de classificação nos resultados de busca do Google. Ou seja, se o seu site não é responsivo, menores são as chances de ele ficar no topo da página.

Priorizar usuários de tablets e smartphones na hora de criar o seu site é a melhor decisão a ser feita. Não importa se é um e-commerce, uma firma de advocacia ou um blog sobre moda: quando alguém acessa, o mínimo que se espera é que a pessoa consiga atingir o seu objetivo.

Ficou com dúvida sobre como criar o seu site? Entre em contato comigo através do e-mail contato@manucomdesign.com. Estou à disposição! 🙂

Sem comentários

Faça um comentário