O seu site é seguro?

O seu site é seguro?

Você, empreendedor(a), montou o seu website todo certinho, responsivo, mobile friendly. Mas já checou se ele é considerado seguro pelo Chrome? Se não, vá agora. Repare na barra de endereços; se aparece ‘site não seguro’ antes da URL, é hora de instalar o certificado SSL no seu banco de dados.

site-naoseguro

O que é um certificado SSL? E por que agora os sites têm que começar com HTTPS?

HTTPS é um protocolo que utiliza criptografia que embaralha as informações de um modo que elas só podem ser vistas pelo receptor. Por isso, a navegação fica mais segura e corre menos risco de ser interceptada por hackers. E o certificado SSL é a ferramenta que torna o site seguro.

Epa?! Como assim?! O meu site é seguro!

Pois é, o meu também é (pelo menos, eu achava!). Mas, a partir de julho deste ano, com a atualização do Chrome para a sua 68ª versão, qualquer site que não seja HTTPS não é mais considerado seguro.

Mas meu website não é um e-commerce, eu preciso instalar?

Sim, porque o usuário, ao acessar o seu site e for preencher algum campo do formulário, verá uma mensagem de que correrá risco de ter seus dados roubados. Mesmo que seja um simples cadastro, sem o fornecimento dos números de cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, seu site perderá posições importantes no ranking do Google. Quer mais motivos para instalar o certificado SSL? Aumento significativo de desempenho em até 40%. Já viu que tem que mexer para não comer mosca, né?

Como posso me proteger?
É relativamente simples. No meu caso, só precisei instalar o SSL no meu banco de dados. Para fazer isso, fui ao painel de hospedagem e cliquei no botão ‘Let’s Encrypt’ (nem todos os provedores têm o mesmo certificado). Depois, instalei o plugin ‘Really Simple SSL’ no WordPress, plataforma onde construí meu website. E voilá! Meu portfolio agora é HTTPS. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a sua empresa de hospedagem.

E, para terminar: nenhum site é pequeno. Nenhum dado é inútil.

Sem comentários

Faça um comentário