Como criar a persona

Como criar a persona

Para se conectar com seus clientes, é preciso primeiro saber quem eles são. É para isso que devemos criar a persona do nosso negócio. Mas o que é a persona? Como defini-la? Onde vive? Do que se alimenta? Sorry, foi inevitável! (:

Persona é a representação fictícia do seu cliente e esta definição apresenta as seguintes características: história pessoal, desejos, expectativas, motivações, desafio, objetivos e dilemas.

O entendimento do público-alvo é primordial para servir como ponto de referência para a criação da persona. Este estudo pode ser feito de várias maneiras: pesquisa de mercado, com base de clientes já existentes e com amigos nas redes sociais. Estas pesquisas apontam caminhos comuns na forma de consumir (seja produto ou serviço) e entender seus sentimentos em relação à experiência de consumo. Saber quem é sua persona ajuda na segmentação dos anúncios, o que reduz os custos com com links patrocinados e aumenta as chances de conversão.

Entretanto, não confunda persona com público-alvo. São dois conceitos bem diferentes. Vou citar dois exemplos para ajudar.

Público-alvo é, em termos gerais, um grupo abrangente da população para os quais você vende seus produtos ou serviços. Exemplo: mulher, na faixa dos 30-50 anos, casada, com graduação superior e renda média de R$ 5.000/mês.

Persona é o seu cliente ideal, com traços mais humanos, mais personalizados. Exemplo: Lívia, casada, com dois filhos adolescentes. Possui ensino superior em jornalismo pela FACHA. Com a crise no país, seu esposo foi demtido e a renda familiar caiu bruscamente. Então, viu-se forçada a empreender, e como sempre foi boa em fazer doces, resolveu arriscar com brownies. Começou a vender para conhecidos, mas a demanda cresceu, e bem. Deseja aumentar a sua produtividade para atender em eventos corporativos, além de festas e comemorações familiares. Seu desafio é alugar uma cozinha industrial.

Viu a diferença? No primeiro caso, foi uma visão geral. Já no segundo, parecia uma pessoa real, que talvez você conheça, não sentiu?

Pense em como a sua persona será um diferencial para que seja a sua marca escolhida pelos consumidores.

Com a persona criada, você poderá desenhar melhor a sua estratégia digital, gerenciando as redes sociais, e-mail marketing e website com muito mais propósito e direcionamento.

Comece agora e responda as perguntas que estão abaixo. É só o que você precisa para se colocar no lugar do seu cliente. Disponibilizei um gráfico da persona para você imprimir e definir o perfil do seu novo negócio.

E, para começar a botar a mão na massa, contrate um designer gráfico (tipo eu!) para criar o branding da sua empresa e uma identidade sólida para o seu negócio. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo através do formulário abaixo ou se preferir, envie um e-mail para contato@manucomdesign.com e podemos trocar idéias bastante interessantes.

Sem comentários

Faça um comentário