SUA JORNADA COMEÇA AQUI

Leia abaixo o passo-a-passo de como começar o seu negócio.

Olá! Antes de mais nada, agradeço por você ter me dado a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Deixa-me adivinhar quem você é: empreendedor(a), que está começando uma nova etapa em sua vida, e não sabe onde e como começar?

Então encontrou em mim um ótimo início nesta trilha.

Abaixo, irei explicar resumidamente cada passo que deve ser feito para o seu negócio aumentar as chances de ser bem sucedido, e onde eu entro nesta trajetória.

CRIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

Após resolver toda a parte burocrática, você precisa de um modelo de negócio. Este modelo é uma espécie de ferramenta de gerenciamento estratégico. Para nossa sorte, existe um modelo já pronto, conhecido como business model canvas. O canvas se parece com um quadro que ajuda a desenvolver um plano empresarial de uma forma simples e direta.

Fiz um post no meu blog que fala sobre o canvas, explicando cada item do quadro de negócios (leia aqui). Se você já tem familiaridade com a ferramenta, disponibilizei o arquivo para que você possa imprimir e montar o seu. Comece agora para definir o perfil do seu novo negócio!

CRIAÇÃO DO NOME (NAMING), COMPRA DE DOMÍNIO E ESCOLHA DO PLANO DE HOSPEDAGEM

Estratégia de canvas definida, sua nova empresa já tem nome? Se sim, viu se ele está disponível no INPI? Se o endereço (URL) está disponível na web? Além disso, pensou em qual empresa de hospedagem e em qual plataforma irá montar o seu website? E os e-mails, sabe como criá-los e configurá-los?

Pode deixar que eu posso resolver todos esses detalhes para você. Indico a melhor relação custo x benefício para que você não gaste dinheiro desnecessariamente em pacotes muito além do que sua empresa precisa.

BRIEFING E CRIAÇÃO DA MARCA

Preciso conhecer bem o seu negócio: perceber o mercado, o público-alvo, o espaço geográfico, os elementos que devem pertencer à marca. Entender o problema para promover a solução.

Uma conversa franca é essencial para que eu possa obter todas as informações para o início do projeto. Além disso, será enviado um briefing para você preencher. Preciso saber, entre vários itens: o que será desenvolvido; qual o segmento de mercado; quem vai consumir o produto/serviço; onde o projeto vai se materializar; o você pretende com o projeto; referências a serem observadas; proibições de uso etc.

DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE VISUAL

Logotipo aprovado, agora vamos para a melhor parte: a aplicação da marca. Seguem algumas peças que podem ser produzidas: cartão de visitas (impresso ou offline); envelope; papel de carta; impressos (folhetos, folders etc); apresentação em PowerPoint; assinatura de e-mail; e-mail marketing; website.

Há vários pacotes de identidade visual disponíveis que se adeqüam ao seu orçamento, ou se preferir, pode-se montar um personalizado.

IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING DIGITAL

Última, mas não menos importante, etapa para a promoção do seu novo negócio. Dentro do marketing digital, há várias plataformas onde você pode atuar como o e-mail marketing, Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads.

Antes de qualquer coisa, deve-se focar onde está a sua persona. Após este estudo, toda a identidade visual também será aplicada no marketing digital, com a criação de layouts para posts em Facebook e Instagram, por exemplo; anúncios pagos, com testes para saber qual mídia lhe trará melhor retorno.

PRONTO PARA COMEÇAR UMA NOVA ETAPA EM SUA VIDA? ENTÃO VAMOS CONVERSAR!

Entre em contato comigo, através deste formulário, para tirar qualquer dúvida que tenha sobre alguma etapa da sua nova empreitada. Terei maior prazer em conversar e lhe ajudar. Se preferir, envie um e-mail para contato@manucomdesign.com. Estou esperando!